História do crochê no Brasil


A palavra Crochê tem sua origem na palavra francesa “croc”, que em francês significa gancho. Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história. A arte do Crochê foi desenvolvida no século 16, tornou-se popular entre as mulheres, sendo frequentemente usado para a produção de peças para o lar e roupas. Atualmente, o crochê é valorizado tanto como arte, artesanato, como também uma forma de expressão criativa e fonte de renda, sendo praticado em todo o país. 

Não se tem evidências concretas sobre exatamente onde se originou esta arte. No entanto, o que se sabe é que o Crochê ganhou espaço a partir de 1800, quando a francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente copiados e publicou um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir tais desenhos.


segundo a wikipedia

Crochê ou croché[1][2] (crochetfrancês: [kʁɔʃɛ][3]) é o processo de criação de tecidos usando a agulha de crochê e algum fio contínuo, normalmente, lã, fio de algodão, seda etc, mas também pode se usar arame, barbante ou outro material inovador.[4]

A palavra crochê é derivada do francês antigo crochet , um diminutivo de croche, por sua vez, das línguas germânicas croc , ambos significando "gancho" Foi usado na produção francesa de renda do século XVII, onde o termo "crochetage" designava um ponto usado para unir peças separadas de renda. A palavra "crochet" subseqüentemente passou a descrever o tipo específico de tecido e a agulha de gancho usada para produzi-lo.


  • Yarn Bombing:
    O crochê também é utilizado em movimentos artísticos, como o Yarn Bombing, que envolve a utilização de peças de crochê para revestir objetos urbanos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o croche

Vamos conhecer alguns pontinhos de croche?